sexta-feira, 23 de novembro de 2007

KAMRAN SHIRDEL | Ninguém deve temer o Irão

"O mundo ocidental não deve temer o programa nuclear iraniano que tem fins pacíficos", afirmou o realizador Kamran Shirdel, um dos mais respeitados documentaristas iranianos, homenageado nesta edição do FIKE - Festival de Curtas-Metragens de évora.


Segundo Kamran Shirdel, que nos anos 60 chegou a ser expulso do Ministério das Artes e Cultura devido ao conteúdo político e social dos seus filmes, "tudo não passa de propaganda do regime de George Bush e de alguns países ocidentais, nomeadamente o Reino Unido e a França".


E acrescenta: "Embora não possa afirmá-lo com toda a certeza, acredito que o actual regime iraniano, do presidente Mahmoud Ahmadinejad, não tenha a mínima intenção de utilizar a energia nuclear de forma violenta, tal como os Estados Unidos fizeram em Hiroshima e Nagasaki durante a II Guerra Mundial".


"Espero que o programa nuclear do Irão seja direccionado para fins pacíficos, afim de melhorar o nível de vida dos iranianos", sublinhou ainda o cineasta, cujo filme "The Night it Rained" está classificado entre os dez melhores documentários de sempre da história do cinema.


Confessando que há quase 30 anos não vê cinema de ficção nas salas - "só documentários" - Kamran Shirdel, cuja formação cinematográfica foi feita em Itália na década de 60 ao lado de nomes grandes como Roberto Rossellini, viu a sua vocação definida quando assistiu pela primeira vez a filmes como "O Acossado", de Jean-Luc Godard e "O Grito" e "A Aventura" de Michelangelo Antonioni.


MOSTRAR A REALIDADE


Após estudar urbanismo e arquitectura na Universidade de Roma e realização no Centro Experimental de Cinema, Kamran Shirdel começa a trabalhar no seu país natal em 1965. Tinha 26 anos.


Por encomenda do próprio governo, então dirigido pelo Xá Mohamed Reza Pahlevi, deposto em 1979, Shirdel realizou os primeiros filmes, todos sobre os problemas sociais que afectavam a população de Teerão, como a pobreza, o sistema prisional feminino, a corrupção e acima de tudo "as grandes mentiras que eram ditas pelo regime de então. Infelizmente, sempre houve um enorme fosso entre aquilo que os dirigentes dizem e a realidade concreta das populações".


Ironicamente, todos os filmes dirigidos por Kamran Shirdel, como "Women’s Prision", "Tehran is
the Capital of Iran" ou "The Night it Rained", foram encomendados pelo governo que, todavia, "ignorava a miséria em que o povo vivia. E ao assistirem à montagem dos filmes, não gostaram do que viram e acabaram por proibi-los. A ordem directa veio de um cunhado do Xá, que dirigia o Ministério das Artes e Cultura para o qual trabalhava. Ela desconhecia a pobreza em que a população viva. Que ela era tão dura e negra".


Quarenta anos depois, o cineasta diz que deixou de lado os filmes sobre os problemas sociais do Irão porque "estes devem ser produzidos por produtores de cinema. E é preciso dinheiro para os fazer. Depois de ser expulso do Ministério das Artes e Cultura e por uma questão de sobrevivência, tive de realizar filmes sobre a indústria, já que tive muito poucas hipóteses de dirigir outro tipo de películas".

FILMES RECUPERADOS


Depois da revolução iniciada pelo regime do Ayhatolla Khomeini, Kamran Shirdel conseguiu recuperar os seus filmes - "que julgava terem sido destruídos" - que foram remontados, sendo hoje um documento importante e histórico sobre o que se passou durante o antigo regime político no Irão.



NO ONE SHOULD FEAR IRAN


“The western world should not fear the iranian nuclear program which has peaceful purposes”, said the director Kamran Shirdel, one of the most respected iranian documentalists, honoured in this edition of FIKE – International Short Film Festival of Évora.


According to Kamran Shirdel, who in the 60’s was expelled of the Arts and Culture Ministry due to the politic and social contents of his films, “everything is just propaganda of George Bush’s regime and of some western contries, in particular the United Kingdom and France”.

And adds: “Though I can not say so with complete certainty, I believe that the current iranian regime, of the president Mahmoud Ahmadinejad, has not the slightest intention of use nuclear energy in a violent way, as the United States did in Hiroshima and Nagasaki during the Word War II”.

“I hope that the Iran’s nuclear program is targeted to peaceful ends, in order to improve the iranian’s life level”, also highlighted the filmmaker, whose film “The Night it Rained” it’s ranked among the ten best documentaries ever in the history of cinema.

He confided that for nearly 30 years he hasn’t seen fiction films in the theatres – “only documentaries” - Kamran Shirdel, whose film training was in the 60’s, in Italy, next to big names such as Roberto Rossellini, saw his vocation defined when he attended for the very first time to films such as “O Acossado”, by Jean-Luc Godard and “O Grito” and “A Aventura” by Michalangelo Antonioni.


A REALITY SHOW


After urban planning and architecture studies in University of Rome and directing in the Experimental Cinema Center, Kamran Shirdel starts working in this home country in 1965. He was 26 years old.


By the own government order, then headed by Shah Mohamed Reza Pahlevi, deposed in 1979, Shirdel directed his first films, all about the social problems that affected the Tehran’s population, like poverty, the female prison system, corruption and above all “the big lies that were said by the regime of then. Unfortunately, there always has been a big hole between what the leaders say and the reality of the people”.


Ironically, all films directed by Kamran Shirdel, as “Women’s Prision”, “Tehran is the Capital of Iran” or “The Night it Rained”, were ordered by the government who, however, “ignored the misery in which the people lived. And by watching the film editing, they didn’t accept and ended up by prohibiting them. The direct order came from the Shah’s brother-in-law, who ran the Arts and Culture Ministry

Sem comentários: